terça-feira, 19 de maio de 2009

Cusco - Vá pelo Acre

Fui a Cusco de carro saindo de Rio Branco pela Estrada do Pacífico. Muito bom!

Ponte Binacional Brasil/Perú

Fui de Rio Branco até Assis Brasil de taxi (R$30,00). No meio do caminho, em Brasiléia, encontrei com o Izonel, que estava a trabalho. De Brasiléia nós dois fomos em outro taxi (R$20,00) até Assis Brasil, na fronteira com o Perú, onde nos instalamos e esperamos um casal de amigos que vinha de carro para compor o grupo.
No dia seguinte fizemos os tramites legais de saida do Brasil e entrada no Perú. Em Assis Brasil, na fronteira Brasil/Perú, registramos nossa saída e do outro lado da ponte Binacional, na cidade peruana de Iñapari, registramos nossa entrada e também a do carro no posto de ficalização SUNAT.

No carnaval de 2009, quando fomos, haviam ainda 30km de terra, mas hoje já é possível ir de Rio Branco/AC até Puerto Maldonado/Perú com a estrada toda asfaltada.

Hotel Cabaña Quinta - Puerto Maldonado

Em Puerto Maldonado pegamos um voo da Lan Perú saindo por volta das 11h da manhã com duração de 30min até Cusco. Se você comprar a passagem com antecedência vai custar aproximadamente U$140.00 dólares e pode variar até U$260.00 dólares, caso compre em cima da hora.

No aeroporto de Cusco fomos recebidos pela agência na qual fizemos reservas. De van fomos do aeroporto ao centro de Cusco e nos custou $15.00 Soles, aproximadamente R$11,00 reais. Um pouco caro se comparando aos preços que custumávamos pagar por lá.

Ficamos hospedados no Killa Wasi Hostal em um quarto para 4 pessoas com aquecedor e bem confortável por U$40.00 a diária (U$10.00 pra cada um de nós). Bom e Barato.

Palácio da Justiça - Cusco

Como o Felipe e a Simone já conheciam a cidade, foram nos levando pra bater perna pela cidade. Ficamos bem próximo à Praça das Armas, principal ponto de referência em Cusco. Andamos pelas ruas e praças da cidade, tiramos muitas fotos e fomos em algumas agências que oferecem pacotes de Turismo de Aventura (Raffintig, Mountian Bike, Expedições a Machu-Picchu etc) Recomendo uma boa pesquisa pra você saber bem o que deseja fazer. Há muitas opções.

Praça das Armas - Cusco

Os peruanos te recebem muitíssimo bem. São atenciosos e adoram os brasileiros. Voê via escutar muito eles te chamando de: "amigo brasileño". Os caras nos adoram. A comida é farta e barata, e não tenha dúvidas de que você vai comer bem no Perú. E o melhor é que você não demora pra ser atendido e o pedido não demora muito.

Conhecemos diversos lugares em Cusco, andamos muito fora dos roteiros mais turísticos pra sentir o rítmo a cidade e seu povo. Experimentamos alguns restaurantes e visitamos diversas agências de turismo pra conhecer os pacotes.

Peruana oferecendo serviços turísticos na Praça das Armas

Em uma agência de turismo de aventura

Em Puerto Maldonado:

1. Gastronomia: O restaurante do hotel Cabaña Quinta e a pizzaria El Hornito;
  2. Hospedagem: Cabaña Quinta Hotel;
  3. Balada: Karambola Restaurante e Disco Pub.

Em Cusco:

1. Gastronomia: Pacha Mama, Cevicheria Las Machitas (muito bom), El Molino, La Bondiet, Witches Gardem, Los Candiles, Inka House, Inka Wall;
  2. Hospedagem: Hostal Killa Wasi, Inti Wasi Hostal, Picoaga Hotel, Casa Andina entre outros;
  3. Lugares em Cusco: Usar o boleto turístico do Vale sagrado para conhecer os museos da cidade, Cristo Blanco, Bairro de San Blas, Plaza de Armas, as igrejas, os restaurantes e bares;
  4. Não deixar de ir: Vale Sagrado e Machu Picchu;
  5. Balada: Mama Africa (bom), Ukukus Bar, Roots (bom), Mythology, Mushrooms Louge & Bar (muito bom).
Dicas:
  1. O Mal da Altitude: No primeiro momento você sente falta de ar, e as vezes dor de cabeça por causa da altitude. Recomenda-se andar devagar para não se cansar muito. Calma, há remédio pra isso, e é possivel comprar na fronteira ou em Puerto Maldonado. É bom tomar 12 horas ates de ir, segundo a Bula. Nas farmácias em Cusco também é possível tomar medicação para o mal da altitude e há também uma bombinha de oxigênio que você pode levar no bolso, caso seja necessário. No meu caso eu só tomei o remédio indicado nos dois primeiros dias, mas me senti mal no último dia, indo pro aeroporto.
  2. Operadoras de turismo: Pesquise bem antes de fechar negócio, pois certamente será abordado por funcionários das diversas agências da cidade com ofertas de passeios. Recomendo que faça uma boa busca nos mais diferentes pacotes oferecidos. Há muito o que fazer e da voltade de ficar muito tempo pra poder fazer tudo.
  3. Segurança para o Turista: Em Cusco há uma delegacia para atendimento de turistas que se sentirem lesados por alguma empresa ou para resolver qualquer outro problema. Você terá a quem recorrer se houver necessidade. Espero que não precise!
  4. Cuidados com seus Dólares: Nunca, jamais aceite uma nota de dolar danificada ou com pequenos rasgos. Seus dólares devem ser guardados de forma que não os denifique. Os meus eu guardei, sem dobrar, em um folheto informativo e em uma parte plana da minha mochila. Mantenha seus dólares bem cuidados ou eles não serão aceitos.